Seja bem vindo!



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto: Bom de bola bom de livro!




O projeto bom de bola bom de livro, foi pensado para atender crianças e adolescentes envolvidos no projeto Esportivo e Cultural da ONG "Clube de Mães Sagrada Família" com deficiencia nas diversas disciplinas do Ensino Fundamental. Crianças e adolescentes que participam das diversas categorias do Fut Sal estarão envolvidos
no reforço escolar que terá a Redação e a leitura
como destaque mas terá também a matematica, português, ecologia e conhecimentos atuais no seu bojo.
1. O início das aulas está previsto para o dia 5 de Outubro de 2009 e conta com 6 professores voluntários que trabalharão os conteúdos de forma bem atual.
2. O Projeto bom de bola bom de livro, atenderá inicialmente 60 alunos , e funcionará em quatro salas do clube de mães sagrada família, no bairro da pratinha I.

Reunião - Fut Sal


Reunião com os pais de alunos com os coordenadores do Projeto, para falar do Campeonato de FUT SAL, que iniciará no dia 17 de Outubro de 2009.

Sagrada Familia: da origem a atualidade

ORIGEM

Tudo começou em 1972 com um grupo de senhoras que alfabetizadas por dona Maria José Fontes Gatinho, que também oferecia cursos de arte culinária, flores e outros trabalhos artesanais. Estes cursos eram realizados nas residências das mães; as reuniões aconteciam nos fundos dos quintais, debaixo das árvores. O desejo da senhora Maria José Fontes Gatinho, era formar um movimento de mães que unidas trabalhassem pela integração humana num elo mães, crianças, jovens e idosos da comunidade.

FUNDAÇÃO

O Clube de Mães Sagrada Família foi fundado em 1983 pela senhora Eunice dos Santos Ferreira que tenta manter uma expressão viva do sonho de dona Maria José Gatinho.
A Associação Clube de Mães Sagrada Família, investe na formação e informação das mães, crianças, jovens e adultos da comunidade, através de ações continuadas: Ensino Regular, Reforço Escolar, Esporte para várias categorias, ação de cidadania, ocupação e geração de emprego e renda.
Temos a educação que permanece viva, objetivando a educação Infantil, Fundamental e educação de Jovens e Adultos (EJA) nos três turnos, com um total de 400 alunos. Ainda nessa área temos a Sala SAPE que equipada adequadamente atende 29 alunos especiais.
Na área da Cultura, Esporte e Lazer contamos com o PEC que visa, sobretudo, a promoção do ser humano na sua totalidade, através da Educação Formal com propostas educativas. Neste seguimento é dado prioridade à criança e ao adolescente, sem descartar a participação do adulto, principalmente aquele marcado pela exclusão social. Hoje o PEC conta com 300 alunos distribuídos em várias categorias no FUT SAL e recentemente começou funcionar um projeto de reforço escolar focado na leitura e redação de nome "Bom de Bola Bom de Livro! que atende somente alunos do PEC.

ENSINO FUNDAMENTAL

Escola conveniada com a Secretaria Executiva de Educação e Cultura do Estado (SEDUC) que oferece educação gratuita, através do Ensino Fundamental e EJA ofertado a todos, principalmente àquelas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e para adultos oportunizando a continuidade de seus estudos.

INICIAÇÃO PROFISSIONAL

A Associação Clube de Mães, oferece oficinas para crianças, adolescentes e adultos distribuídos, em grupos característicos através de suas idades, constituindo assim, grupos de jovens entre 12 a 15 anos; grupos de 16 a 19 anos e adultos entre 20 a 25 anos de idade.

NOSSAS OFICINAS

Abertura de letras
Arte Culinária
Bijuterias
Bordado
Corte e Costura
Crochê
Desenho Básico
Desenho de Observação
Flores de Meias
Ponto com Fita
Ponto cruz
Ponto reto
Fabricação de sabonetes e detergentes
Trabalhos em gesso
Velas Perfumadas
Customização de roupas
EVA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Curso de Encanador
Curso de Eletricista
Mecânica em Refrigeração Doméstica
Conserto e Manutenção de Aparelhos Digitais e Eletrônicos

EDUCAÇÃO ESPORTIVA

Formação Humana e Integração através dos esportes com:
Futebol de Salão
Danças Folclóricas
Capoeira.

APOIO SÓCIO FAMILIAR

A Associação Clube de Mães Sagrada Família, conta ainda com alguns profissionais que prestam atendimento gratuito às famílias carentes:

Pedagogo: Através de conversas e palestras sociais
Psicólogo: Com atendimento às famílias necessitadas e que estejam atravessando algum problema .

PALESTRAS EDUCATIVAS

Todas as palestras são realizadas na sede social do Clube, sempre aos sábados, preferencialmente às 9:00 h, com apoio de profissionais capacitados e estagiários de Universidades.

PROCESSO AVALIATIVO

A Avaliação é feita periodicamente, através de trabalhos, confecções de materiais e na prática pedagógica com ações voltadas para a construção da cidadania e na conscientização do público envolvido.

ÁREA FÍSICA

A Associação Clube de Mães Sagrada Família, é constituído fisicamente de: 6 salas preparadas para o Ensino Regular e Reforço; 4 banheiros, cozinha, sala onde funciona a Secretaria, Sala que abriga o projeto confecção de vassouras, 1 Quadra Poliesportiva e pátio arborizado.
Além de uma Direção harmoniosa que trabalha junto há 26 anos, idade do projeto, conta também com vários voluntários da própria comunidade e de outros bairros no caso os professores do projeto bom de bola bom de livro! (reforço) para os atletas do Fut Sal.

Reunião com Pais e alunos "Mesa Brasil"


Reunião com pais e alunos do Sagrada Familia para falar da parceria do Programa "Mesa Brasil".